Recém chegado à Noruega, envio a todos os portugueses e luso-descendentes que fazem as suas vidas neste país um fraterno abraço.

É com todos vós que conto para apoiarem, cada um à sua maneira, a promoção e divulgação de Portugal na Noruega. Na verdade, quando estamos fora do nosso país, todos nós somos embaixadores de Portugal, e a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o país que nos acolhe, deverão ser maneiras de mostrar o Portugal que somos, de forma correta e orgulhosa.

A relação entre a Noruega e Portugal já tem séculos, uma relação entre países, mas também entre portugueses e noruegueses, e que se reinventa em permanência.

Assim são os novos tempos, nunca esquecendo a história e as memórias do passado, mas procurando sempre projetar o futuro. Um futuro onde tantos portugueses, jovens e mais experientes, ajudam a construir o presente deste país, com a sua competência, conhecimento, profissionalismo, integração e generosidade. Mostram cada vez melhor o Portugal de hoje, um Portugal de excelência em vários sectores, com portugueses qualificados e motivados profissionais.

Todos somos convocados a promover a Língua Portuguesa, a 4ª língua de comunicação internacional mais falada no mundo, e com um crescimento que a reforça como língua de negócios, de estudos, de cultura e de  paz. Mas também a apresentar e destacar a qualidade das novas industrias culturais e criativas numa Noruega onde Portugal ainda parece estar ausente e é tantas vezes desconhecido.

É este o Portugal que nos compete mostrar e defender.

Temos uma relação especial que nos une pela paixão pelo Oceano Atlântico, pelos temas ligados ao mar e também pelo famoso bacalhau…  mas somos e podemos ser muito mais que isso, e a relação entre os dois países ser ainda mais musculada, mostrando aos noruegueses setores e áreas onde se podem estabelecer parcerias, cooperações  e entendimentos. 

Para isso, todos integramos a equipa alargada da embaixada.  Incentivo também para que a crescente comunidade portuguesa na Noruega, que conta cada vez mais com profissionais jovens e dinâmicos, se organize, se junte e partilhe, sempre em nome de Portugal..

Podem sempre contar comigo, e com a equipa que constitui esta Embaixada, para vos ouvir e apoiar.

Estaremos sempre a trabalhar por Portugal e pelos portugueses.

 

Pedro Pessoa e Costa

Embaixador de Portugal em Oslo

 

cms-image-000034469.jpg

 

 

 

  • Partilhe