Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres que hoje se celebra, assinala-se o início da campanha anual “UNiTE to End Violence against Women”, lançada pelo Secretário Geral das Nações Unidas em 2008. A campanha decorrerá até ao próximo dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), e este ano subordinada ao tema “Orange the World: Fund, Respond, Prevent, Collect!”.  

Em paralelo, por ocasião do seu 25º aniversário, o Fundo Fiduciário da ONU para acabar com a Violência contra as mulheres, o único mecanismo global de doação dedicado a acabar e prevenir todas as formas de violência contra as mulheres anunciou um desafio especial de recolha de donativos, o #Give25forUNTF25.  

A nível nacional, a campanha “Portugal Contra a Violência”, foi lançada pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) em colaboração de várias organizações ativas no combate a este flagelo.

O objetivo, num momento em que também os constrangimentos impostos pela pandemia COVID-19 provocaram desafios acrescidos, é consolidar o sentido de responsabilidade coletiva, transmitir confiança a cada mulher, na sua luta, e à sociedade em geral, no combate a este crime, bem como divulgar as respostas e mecanismos de apoio às vítimas.

Para mais informações consulte o website da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género em https://www.cig.gov.pt/.

  • Partilhe